Como estou colando peças plásticas originais raras

Na restauração dos meus hotwheels, sempre tento usar as melhores peças possíveis, e a melhor peça sempre vai ser a original nova de reposição, porém quanto mais antigo ou menos fabricado foi o hotwheels, mais difícil e mais raro e caro, serão estas peças originais novas. Estas peças são chamadas de NOS – New Old Stock, ou seja, algo que ficou guardado sem uso por décadas. Por isso que de um modo geral (lógico que existem exceções) comprar um hotwheels “pronto” já restaurado com peças originais, é mais barato do que restaurar. Mas vamos esquecer esta parte do dinheiro…e focar na diversão e satisfação de pegar um carro “usadão” e transformar em um colecionável.

A segunda opção é restaurar a peça original usada, de algum carro doador, comprada em desmanche/ferro-velho ou a antiga usada do próprio carro, que é exatamente o caso da grade abaixo do nosso Santana GLS, que é original Volkswagen, mas está com 3 pontos quebrados, mas toda “inteira”, sem faltar partes.

Grade original Volkswagen do Santana GLS 1990

A grade está quebrada, mas não falta nenhum pedaço

Esta grade original me motivou a pesquisar na Internet, como colar plásticos automotivos, li e vi, várias opções e ideias, mas nenhuma me pareceu definitiva, ou me convenceu a arriscar estragar alguma peça numa tentativa. Porém pesquisando apenas sobre “colas”, sem definir qual seria o uso, encontrei a opção abaixo utilizado em próteses dentárias, e ainda por um custo baixo, resovi arriscar e postar o resultado.

Apenas para concluir o assunto, antes de mostrar como fiz.

A terceira opção de peças, são as  novas de fabricação paralela de boa qualidade, mas nem todas as peças existem nessa opção, apenas carros que foram fabricados em maior volume. Normalmente são marcas conhecidas que são fornecedores das fabricantes de carros, mas não necessariamente do modelo do seu hotwheels.

A quarta opção….não é uma opção!!! é apenas dor de cabeça e peças fora das medidas corretas que não se encaixam, são as paralelas de baixa qualidade…..

Enfim, comprei a cola “autopolimerizável”, mas não tive coragem de começar pela grade do Santana.

Resolvi arriscar primeiro e tentar colar uma peça rara, mas do S/Rat (na verdade já tenho um jogo de frisos restaurados para usar no S/Rat se um dia for restaurá-lo).

Comecei “limpando” as tentativas anteriores de colagem, juro que nunca usei durepoxi para restaurar nada, isso foi algum dono anterior.

O resultado foi muito bom, mas a cor é um problema, então no teste seguinte usei um pigmento preto junto na mistura.

Então resolvi colar o suporte de placa do S/Rat que com o uso, trincou e acabou rachando.

Calma!!! Eu sei que este suporte de placa original do Ascona C hatch, o “Monza alemão da Opel” é muito mais raro que uma grade de Santana para fazer o teste, mas a grade eu não tenho outra.

Obviamente, nesta foto foi logo após a colagem, ainda falta fazer o acabamento,  mas com o pigmento preto já ficou bem melhor.

Após a cola secar, usei a micro retifica para melhorar o acabamento.

Depois lixei um pouco para melhorar o acabamento
Não ficou perfeito, faltou paciência, mas melhorou bem, salvei uma peça quebrada.

Bom, a parte da cola era essa, mas como o post é meu, kkkķ…. vou mostrar como disfarcei o conserto e montado de volta no S/Rat.

Pintei de preto 2 filetes que eram refletivo para dar ” aquela disfarçada na gambiarra”

Também passei verniz na peça toda
E finalmente montada no Monza S/Rat

Antes que me perguntem nos comentários, segue umas fotos do suporte de placa original europeu, veja que tive que cortar e ajustar para servir no Monza S/R, assim como o numero GM para quem quiser procurar e comprar.

Suporte de placa do Opel Ascona C SRi
Número GM da peça 90270572. Atenção que a peça do hatch é diferente do Sedan!!!
O painel traseiro do Ascona é diferente do Monza, por isso precisa adaptar.

Ah… e estava esquecendo de mostrar a grade do Santana colada!

Na grade optei por não fazer o acabamento, lixando o excesso de cola, pois montada no Santana, não é possível ver que foi colada e aparentemente o excesso de cola na “lateral” parece “reforçar” o conserto.

Mas como eu gostei do resultado, já desmontei a frente do S/Rat para tentar restaurar o spoiler original dele (além de outro reserva usado).

Vou tentar alinhar melhor o parachoque e polainas, montar os piscas compatíveis com os faróis retos e a grade do 1988 que uso.
Será que vai dar certo com o spoiler

Esta entrada foi publicada em #Página Principal, Curiosidades, Geral, Manutenção, Monza S/R 1.8S 1986, Projeto S/R EURO, Sem categoria e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário