Como trocar o coxim do rolamento do eixo cardan do Chevette

Minha Chevy 500 tem quebrado o coxim do rolameto do eixo cardan constantemente, conversando com um amigo que também tem seus Hot Wheels customizados (seu projeto atual é  um Chevette V8 – DIY) comentei que já havia pago 4 vezes para uma oficina trocar o coxim nos últimos 2 anos, quando ele disse: “Você está pagando mecânico com oficina em casa? Nós estudamos Mecânica Geral no SENAI!!!”. Então este post é pra honrar um diploma de quase 25 anos e tentar descobrir qual o problema da Chevy.

Coxim do rolamento do prolongamento do eixo cardan

Coxim do rolamento do prolongamento do eixo cardan

O ideal seria usar um elevador, mas é possível fazer a troca usando cavaletes e um macaco jacaré. O primeiro passo é lavar o carro por baixo para não misturar terra com o óleo do cardan, etc.

DSCN5110

No segundo passo use o macaco jacaré para apoiar o eixo cardan, senão ele ficará inclinado e vazando óleo do diferencial, além de cair quando você soltar os parafusos que prendem o suporte dos coxins.

Suporte do coxim

Suporte do coxim

O terceiro passo é soltar os parafusos que prendem o suporte na carroceria e também os 4 parafusos que prendem o eixo cardan a cruzeta, solte também os 2 parafusos do coxim “triangular” dentro do suporte.

DSCN5113

DSCN5124

DSCN5125

O quarto passo é soltar a porca do eixo e com uma ferramenta de sacar rolamentos para poder montar o coxim novo no eixo.

DSCN5133 DSCN5134 DSCN5135

Note na foto do meio como a peça está “apertada” até o fim do entalhado e muito próximo do rolamento, desta forma o coxim fica “preso” ao eixo e virando junto, o que acaba desgastando a lateral do coxim e após alguns meses o eixo começa a bater no suporte. Veja abaixo o coxim desgastado.

SAMSUNG

O quinto passo é começar a montar, lembre-se de não apertar demais a porca do eixo deixando o rolamento livre e o coxim também.

SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG DSCN5137 DSCN5141 DSCN5142

Para montar no carro eu conectei o cardan, parafusei a cruzata e o coxim triangular e depois com ajuda do macaco jacaré posicionei o suporte e parafusei na carroceria. Não esqueça de montar a mola do cabo do freio de mão no suporte e completar o óleo do diferencial.

About these ads
Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Minha Chevy500 SL 1.6S 1990, Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Como trocar o coxim do rolamento do eixo cardan do Chevette

  1. cara vc nao tem o desenho/nome da mola do eixo do cardan com cambio do chevette 87;mas segundo informações o cardan do meu é do ano 86.agradeço;pois estou a procura e nao encontro.
    e na ultima troca do cardan o infeliz da mecanica nao repos a mola.
    grato

  2. michel disse:

    amigo,quais são as medidas do rolamento que vai no eixo?

  3. Cristina Nunes disse:

    olá por favor me responde uma dúvida? meu marido fez a troca do coxim e saiu o óleo, esse óleo vem do diferencial é lá que tem que completar?? Obrigada.

    • garagem150 disse:

      Sim, o óleo que pode vazar é do diferencial. Tem um “bujão” na carcaça do diferencial que vc tira e verifica o nível. Para completar o mais fácil é ir a um posto de gasolina pois precisa ter a bomba manual para encher com o óleo.

  4. Nilton disse:

    Qual o modo correto de se fazer a sangria do freio do chevette?

  5. Cleiton David disse:

    Sem esse borracha do coxim pode fikar vibrando o cardão ? porque eu só troquei o coxim maior do meio da peça grande e do rolamento rebento tudo e ta vibrando o carro todo oq sera que é ?
    eu montei sem esse coxim do rolamento sera que é isso ?

  6. Fabiano Alvez Machado disse:

    Vc explico pra trocar o rolalemto e para trocar o coxim do cardam que aparece na quinta e sexta foto como faço? Obs: o meu é do mesmo modelo do seu

  7. o meu chevette quebrou a cruzeta (eu acho ) vcs tambem fazem serviços de mecanica e onde fica

  8. abel disse:

    ola amigo eu preciso descer o cambio do chevete gostaria de uma dica sua ok.

  9. Ricardo leal de figueiredo disse:

    Muito obrigado garagem 150 pelas imformaçoes obtidas

  10. silva disse:

    amigo queria sabe uma coisa meu coxim do carda ele ta estorado de um lado ai quando eu erguo o carro e ponho ele como se tivesse numa pista 80 km 100 km ele começa da um vibração na parte de tras do coxim ondem ja vai pro diferencial sera que eu tenho que troca esse coxim pra parar ? obg

  11. kassio disse:

    oi preciso de uma ajuda , como faço pra trocar o coxim do motor do chevette ?? obrigado

  12. sergio fonseca disse:

    ola tenho um opala 89 6cc e ele estava com a trazeira baixa
    troquei as molas e as borrachas ele levantou mais ficou legal mas começou a fazer um barulho parecendo a principio que era roda solta mas vi que e no eixo cardan?
    eu nem mexi no cardan dele só baixei as bandejas trazeiras e gtroquei as molas
    o que poderia ser?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s