Como trocar o coxim do rolamento do eixo cardan do Chevette

Minha Chevy 500 tem quebrado o coxim do rolameto do eixo cardan constantemente, conversando com um amigo que também tem seus Hot Wheels customizados (seu projeto atual é  um Chevette V8 – DIY) comentei que já havia pago 4 vezes para uma oficina trocar o coxim nos últimos 2 anos, quando ele disse: “Você está pagando mecânico com oficina em casa? Nós estudamos Mecânica Geral no SENAI!!!”. Então este post é pra honrar um diploma de quase 25 anos e tentar descobrir qual o problema da Chevy.

Coxim do rolamento do prolongamento do eixo cardan

Coxim do rolamento do prolongamento do eixo cardan

O ideal seria usar um elevador, mas é possível fazer a troca usando cavaletes e um macaco jacaré. O primeiro passo é lavar o carro por baixo para não misturar terra com o óleo do cardan, etc.

DSCN5110

No segundo passo use o macaco jacaré para apoiar o eixo cardan, senão ele ficará inclinado e vazando óleo do diferencial, além de cair quando você soltar os parafusos que prendem o suporte dos coxins.

Suporte do coxim

Suporte do coxim

O terceiro passo é soltar os parafusos que prendem o suporte na carroceria e também os 4 parafusos que prendem o eixo cardan a cruzeta, solte também os 2 parafusos do coxim “triangular” dentro do suporte.

DSCN5113

DSCN5124

DSCN5125

O quarto passo é soltar a porca do eixo e com uma ferramenta de sacar rolamentos para poder montar o coxim novo no eixo.

DSCN5133 DSCN5134 DSCN5135

Note na foto do meio como a peça está “apertada” até o fim do entalhado e muito próximo do rolamento, desta forma o coxim fica “preso” ao eixo e virando junto, o que acaba desgastando a lateral do coxim e após alguns meses o eixo começa a bater no suporte. Veja abaixo o coxim desgastado.

SAMSUNG

O quinto passo é começar a montar, lembre-se de não apertar demais a porca do eixo deixando o rolamento livre e o coxim também.

SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG DSCN5137 DSCN5141 DSCN5142

Para montar no carro eu conectei o cardan, parafusei a cruzata e o coxim triangular e depois com ajuda do macaco jacaré posicionei o suporte e parafusei na carroceria. Não esqueça de montar a mola do cabo do freio de mão no suporte e completar o óleo do diferencial.

About these ads
Esse post foi publicado em #Página Principal, Geral, Manutenção, Minha Chevy500 SL 1.6S 1990, Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Como trocar o coxim do rolamento do eixo cardan do Chevette

  1. cara vc nao tem o desenho/nome da mola do eixo do cardan com cambio do chevette 87;mas segundo informações o cardan do meu é do ano 86.agradeço;pois estou a procura e nao encontro.
    e na ultima troca do cardan o infeliz da mecanica nao repos a mola.
    grato

  2. michel disse:

    amigo,quais são as medidas do rolamento que vai no eixo?

  3. Cristina Nunes disse:

    olá por favor me responde uma dúvida? meu marido fez a troca do coxim e saiu o óleo, esse óleo vem do diferencial é lá que tem que completar?? Obrigada.

    • garagem150 disse:

      Sim, o óleo que pode vazar é do diferencial. Tem um “bujão” na carcaça do diferencial que vc tira e verifica o nível. Para completar o mais fácil é ir a um posto de gasolina pois precisa ter a bomba manual para encher com o óleo.

  4. Nilton disse:

    Qual o modo correto de se fazer a sangria do freio do chevette?

  5. Cleiton David disse:

    Sem esse borracha do coxim pode fikar vibrando o cardão ? porque eu só troquei o coxim maior do meio da peça grande e do rolamento rebento tudo e ta vibrando o carro todo oq sera que é ?
    eu montei sem esse coxim do rolamento sera que é isso ?

  6. Fabiano Alvez Machado disse:

    Vc explico pra trocar o rolalemto e para trocar o coxim do cardam que aparece na quinta e sexta foto como faço? Obs: o meu é do mesmo modelo do seu

  7. o meu chevette quebrou a cruzeta (eu acho ) vcs tambem fazem serviços de mecanica e onde fica

  8. abel disse:

    ola amigo eu preciso descer o cambio do chevete gostaria de uma dica sua ok.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s