Como regular as Válvulas do Comando em motores Volkswagen AP ou MD

Mais um Post onde estou divulgando o conhecimento “alheio”… muito do que aprendi sobre mecânica e manutenção do meu Voyagessauro e meus outros Hot Wheels aprendi com meu amigo e “mestre YODA” da mecânica Valter Silva, inclusive regular válvulas com calibre de lâminas (usando minha Chevy 500). Porém quando disse a ele que iria regular o motor AP do meu Voyage, ele me disse que era mais difícil e trabalhoso, e que valeria mais a pena levar para o “Francisco da retífica” pois ele tem as ferramentas e as pastilhas (calços de regulagem) e etc…..

Bom, mas eu sou teimoso e desta vez resolvi “contrariar meu mestre Valtão”. Também usei como referência o livro abaixo.

 

Conheça seu Passat - Jarbas Portela

Conheça seu Passat - Jarbas Portela

Vou tentar explicar resumidamente como regular a folga das válvulas do comando do Voyage (mas o procedimento é o mesmo para qualquer motor Volkswagen das séries MD270, MD470 e os AP de qualquer cilindrada. As exceções óbvias são os Voyage com motor AE (CHT Ford da época da Autolatina) e do Novo Voyage que utiliza motores EA111 com tuchos hidráulicos.

O primeiro passo é ter as ferramentas básicas para desmontar as capas e tampas do motor (chaves 10 mm, Allen, etc) e as ferramentas específicas para esta regulagem.

Calibre de lâminas entre 0,05 e 1,00 mm, ferramenta para baixar as válvulas (vw546) e ferramenta para retirar as pastilhas (vw056).

Ferramentas especiais

Ferramentas especiais

 

Primeiro passo: Retirar as mangueiras do carburador e o cabo do acelerador  que “passam”sobre a tampa do comando de válvulas, soltar as porcas de 10mm que prendem a tampa do comando e a proteção da correia dentada, depois com uma chave Allen soltar o parafuso que segura a proteção (prox. ao alternador). Retirando as proteções e a tampa você conseguirá ver o cabeçote com o comando e as pastilhas.

Segundo passo: Virando com uma chave de 19mm o Virabrequim, alinhe o motor de forma que o  came do comando fique “para cima” na válvula a ser medida. Usando o calibre de lâminas veja a folga com o motor frio que deve ser de 0,20 + ou – 0,05mm na admissão e 0,40 + ou – 0,05mm no escape. Repita este procedimento para as 8 válvulas.

Virando o motor com uma chave de 19mm

Virando o motor com uma chave de 19mm

medindo a folga com o calibre

medindo a folga com o calibre

 

Terceiro passo: Caso a folga esteja fora do ideal será necessário trocar a pastilha, para isso use a ferramenta que “abaixa” os tuchos e com a outra ferramenta especial retire a pastilha alinhando os rasgos do tucho com as pontas da ferramenta (essa é a parte chata, como não tenho prática demorei para conseguir retirar as 4 pastilhas que precisei trocar).

Ferramenta VW para acionar os tuchos para baixo

Ferramenta VW para acionar os tuchos para baixo

Vista geral da ferramenta pressionando o tucho para baixo

Vista geral da ferramenta pressionando o tucho para baixo

Detalhe do encaixe da ferramenta para retirar a pastilha

Detalhe do encaixe da ferramenta para retirar a pastilha

Ferramenta VW para "pegar" a pastilha sem tirar o comando
Ferramenta VW para “pegar” a pastilha sem tirar o comando

Quarto passo: Na parte de baixo da pastilha está gravado o numero(espessura) desta forma mudando a medida da pastilha é possível acertar a folga.

Pastilhas e suas medidas

Pastilhas e suas medidas

 

Quinto passo: Instalar as novas pastilhas acertando a folga e remontar o motor com a tampa e proteções.
As pastilhas são fabricadas nestas medidas e tem estes numeros originais Volkswagen seguindo sempre a lógica de 0,05mm e aumentando um numero no final.
mm—-numero VW
3,00—- 056 109 555
3,05—-056 109 556
3,10—-056 109 557
até
4,25—-056 109 580
Observação: Se vc tem dúvidas sobre este procedimento ou não quer correr o risco de danificar o motor de seu Voyage, por favor procure um mecânico profissional.
About these ads
Esse post foi publicado em Geral, Manutenção e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para Como regular as Válvulas do Comando em motores Volkswagen AP ou MD

  1. luiz disse:

    Ótimo,gostei e me ajudou muitooooooooooooo.

  2. junior disse:

    Amigão, parabens, muito boa a sua explicação, comprei um cabeçote novo e todas as valvulas novas, será necessário substituir os tuchos também?estava pensando em por a mão na massa como você, só não sei como comprar as pastilhas novas, visto que as antigas devem ser muito altas, grato pela atensão.

    Ass.: Júnior

  3. admin disse:

    Junior,

    Realmente não foi fácil achar as pastilhas. Mas normalmente as retíficas vendem ou indicam quem vende.
    Vc pode pesquisar nas concessionárias VW também, é só medir e ver quais vc precisa e pedir pelo numero original , conforme descrevi acima.

  4. fabiano oliveira disse:

    muito obrigado por fornecer dados assim… isso ajuda muita gente.. tem como me explicar como colocar um motor ap no ponto.. pois pretendo desmontar o meu cabeçote mas tenho duvidas em q posicao ficar os pistao.

  5. admin disse:

    Fabiano, antes de desmontar alinhe todas as marcas (polia do virabrequim e do comando de valvulas) e também o distribuidor deixando o rotor “apontado” para o cilindro 1 e verifique na janela do cambio as marcas do ponto de ignição/ OT (ponto morto superior).
    Porém para por o cabeçote e esticar a correia vc precisa ter algumas ferramentas especificas para motor AP e depois uma pistola estroboscopica para acertar o ponto de ignição.
    Caso vc não tenha muita prática ou as ferramentas, recomendo chamar um mecanico profissional para não correr o risco de “atropelar válvulas” quando ligar o motor.

  6. muito obrigado,me ajudou muito,visto que sou mechanico não mecanico.
    gosto muito de fazer consertos em carros e tambem de evitar nser enganado por mecanicos desonestos.

  7. adelson disse:

    BOA NOIT COLEGA! FIZ O MOTOR INTEIRO DO MEU VOYAGE 1.5 MD O CABEÇOTE TAMBEM FOI FEITO INTEIRO TROCANDO TUCHOS , VALVULAS E GUIAS FICOU ZERADO SEM BARULHO DEPOIS DE RODAR 1000 KM PERCEBI QUE QUANDO O MOTOR CHEGA NA TEMPERATURA IDEAL COMESSA A FAZER UM BARULHO QUE PARECE SER BATIDA DE VALVULA SERA QUE PRECISA REGULAR OU A BOMBA DE OLEO ESTA COM BAIXA PRESSAO. A BOMBA AINDA E A ORIGINAL. POR FAVOR ME DA ALGUMAS DICAS. UM ABRAÇO.

  8. Anderson Branco disse:

    Muito obrigado pelas explicações sobre tudo pela forma de colocalas,mais ainda me resta uma duvida se puder me ajudar ficarei muito grato,sobre a troca de pastilhas,tenho um voyage ap 1.6 alcool só que o comando é o 49g,qual pastilha devo colocar?

  9. admin disse:

    As pastilhas dependem das folgas atuais do seu motor, independente do comando ou cilindrada. por isso vc tem que medir a folga atual e calcular qual pastilha será necessária para que a folga fique dentro do valor original VW.

  10. joão homercher disse:

    como saber qual válvula é de escape,e qual é de admissão ? do motor MD 1.5, e as medidas da lãmina de cada um ?

  11. Everton disse:

    Obrigado pela dica! Fiquei muito satisfeito

  12. ewil disse:

    Interessante dizer que ao menos no cabeçote AP, começando pela polia, os cames representam na sequência:

    escape, admin
    escape, admin
    admin, escape
    admin, escape

  13. preto disse:

    Muito bom,para esticar a correia dentada tem que ter alguma qual ferramenta,da para fazer a ferramenta com arame?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s