Como regular as Válvulas do Comando em motores Volkswagen AP ou MD

Mais um Post onde estou divulgando o conhecimento “alheio”… muito do que aprendi sobre mecânica e manutenção do meu Voyagessauro e meus outros Hot Wheels aprendi com meu amigo e “mestre YODA” da mecânica Valter Silva, inclusive regular válvulas com calibre de lâminas (usando minha Chevy 500). Porém quando disse a ele que iria regular o motor AP do meu Voyage, ele me disse que era mais difícil e trabalhoso, e que valeria mais a pena levar para o “Francisco da retífica” pois ele tem as ferramentas e as pastilhas (calços de regulagem) e etc…..

Bom, mas eu sou teimoso e desta vez resolvi “contrariar meu mestre Valtão”. Também usei como referência o livro abaixo.

 

Conheça seu Passat - Jarbas Portela

Conheça seu Passat - Jarbas Portela

Vou tentar explicar resumidamente como regular a folga das válvulas do comando do Voyage (mas o procedimento é o mesmo para qualquer motor Volkswagen das séries MD270, MD470 e os AP de qualquer cilindrada. As exceções óbvias são os Voyage com motor AE (CHT Ford da época da Autolatina) e do Novo Voyage que utiliza motores EA111 com tuchos hidráulicos.

O primeiro passo é ter as ferramentas básicas para desmontar as capas e tampas do motor (chaves 10 mm, Allen, etc) e as ferramentas específicas para esta regulagem.

Calibre de lâminas entre 0,05 e 1,00 mm, ferramenta para baixar as válvulas (vw546) e ferramenta para retirar as pastilhas (vw056).

Ferramentas especiais

Ferramentas especiais

 

Primeiro passo: Retirar as mangueiras do carburador e o cabo do acelerador  que “passam”sobre a tampa do comando de válvulas, soltar as porcas de 10mm que prendem a tampa do comando e a proteção da correia dentada, depois com uma chave Allen soltar o parafuso que segura a proteção (prox. ao alternador). Retirando as proteções e a tampa você conseguirá ver o cabeçote com o comando e as pastilhas.

Segundo passo: Virando com uma chave de 19mm o Virabrequim, alinhe o motor de forma que o  came do comando fique “para cima” na válvula a ser medida. Usando o calibre de lâminas veja a folga com o motor frio que deve ser de 0,20 + ou – 0,05mm na admissão e 0,40 + ou – 0,05mm no escape. Repita este procedimento para as 8 válvulas.

Virando o motor com uma chave de 19mm

Virando o motor com uma chave de 19mm

medindo a folga com o calibre

medindo a folga com o calibre

 

Terceiro passo: Caso a folga esteja fora do ideal será necessário trocar a pastilha, para isso use a ferramenta que “abaixa” os tuchos e com a outra ferramenta especial retire a pastilha alinhando os rasgos do tucho com as pontas da ferramenta (essa é a parte chata, como não tenho prática demorei para conseguir retirar as 4 pastilhas que precisei trocar).

Ferramenta VW para acionar os tuchos para baixo

Ferramenta VW para acionar os tuchos para baixo

Vista geral da ferramenta pressionando o tucho para baixo

Vista geral da ferramenta pressionando o tucho para baixo

Detalhe do encaixe da ferramenta para retirar a pastilha

Detalhe do encaixe da ferramenta para retirar a pastilha

Ferramenta VW para "pegar" a pastilha sem tirar o comando
Ferramenta VW para “pegar” a pastilha sem tirar o comando

Quarto passo: Na parte de baixo da pastilha está gravado o numero(espessura) desta forma mudando a medida da pastilha é possível acertar a folga.

Pastilhas e suas medidas

Pastilhas e suas medidas

 

Quinto passo: Instalar as novas pastilhas acertando a folga e remontar o motor com a tampa e proteções.
As pastilhas são fabricadas nestas medidas e tem estes numeros originais Volkswagen seguindo sempre a lógica de 0,05mm e aumentando um numero no final.
mm—-numero VW
3,00—- 056 109 555
3,05—-056 109 556
3,10—-056 109 557
até
4,25—-056 109 580
Observação: Se vc tem dúvidas sobre este procedimento ou não quer correr o risco de danificar o motor de seu Voyage, por favor procure um mecânico profissional.
Esse post foi publicado em Geral, Manutenção e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

29 respostas para Como regular as Válvulas do Comando em motores Volkswagen AP ou MD

  1. luiz disse:

    Ótimo,gostei e me ajudou muitooooooooooooo.

  2. junior disse:

    Amigão, parabens, muito boa a sua explicação, comprei um cabeçote novo e todas as valvulas novas, será necessário substituir os tuchos também?estava pensando em por a mão na massa como você, só não sei como comprar as pastilhas novas, visto que as antigas devem ser muito altas, grato pela atensão.

    Ass.: Júnior

  3. admin disse:

    Junior,

    Realmente não foi fácil achar as pastilhas. Mas normalmente as retíficas vendem ou indicam quem vende.
    Vc pode pesquisar nas concessionárias VW também, é só medir e ver quais vc precisa e pedir pelo numero original , conforme descrevi acima.

  4. fabiano oliveira disse:

    muito obrigado por fornecer dados assim… isso ajuda muita gente.. tem como me explicar como colocar um motor ap no ponto.. pois pretendo desmontar o meu cabeçote mas tenho duvidas em q posicao ficar os pistao.

  5. admin disse:

    Fabiano, antes de desmontar alinhe todas as marcas (polia do virabrequim e do comando de valvulas) e também o distribuidor deixando o rotor “apontado” para o cilindro 1 e verifique na janela do cambio as marcas do ponto de ignição/ OT (ponto morto superior).
    Porém para por o cabeçote e esticar a correia vc precisa ter algumas ferramentas especificas para motor AP e depois uma pistola estroboscopica para acertar o ponto de ignição.
    Caso vc não tenha muita prática ou as ferramentas, recomendo chamar um mecanico profissional para não correr o risco de “atropelar válvulas” quando ligar o motor.

  6. muito obrigado,me ajudou muito,visto que sou mechanico não mecanico.
    gosto muito de fazer consertos em carros e tambem de evitar nser enganado por mecanicos desonestos.

  7. adelson disse:

    BOA NOIT COLEGA! FIZ O MOTOR INTEIRO DO MEU VOYAGE 1.5 MD O CABEÇOTE TAMBEM FOI FEITO INTEIRO TROCANDO TUCHOS , VALVULAS E GUIAS FICOU ZERADO SEM BARULHO DEPOIS DE RODAR 1000 KM PERCEBI QUE QUANDO O MOTOR CHEGA NA TEMPERATURA IDEAL COMESSA A FAZER UM BARULHO QUE PARECE SER BATIDA DE VALVULA SERA QUE PRECISA REGULAR OU A BOMBA DE OLEO ESTA COM BAIXA PRESSAO. A BOMBA AINDA E A ORIGINAL. POR FAVOR ME DA ALGUMAS DICAS. UM ABRAÇO.

  8. Anderson Branco disse:

    Muito obrigado pelas explicações sobre tudo pela forma de colocalas,mais ainda me resta uma duvida se puder me ajudar ficarei muito grato,sobre a troca de pastilhas,tenho um voyage ap 1.6 alcool só que o comando é o 49g,qual pastilha devo colocar?

  9. admin disse:

    As pastilhas dependem das folgas atuais do seu motor, independente do comando ou cilindrada. por isso vc tem que medir a folga atual e calcular qual pastilha será necessária para que a folga fique dentro do valor original VW.

  10. joão homercher disse:

    como saber qual válvula é de escape,e qual é de admissão ? do motor MD 1.5, e as medidas da lãmina de cada um ?

  11. Everton disse:

    Obrigado pela dica! Fiquei muito satisfeito

  12. ewil disse:

    Interessante dizer que ao menos no cabeçote AP, começando pela polia, os cames representam na sequência:

    escape, admin
    escape, admin
    admin, escape
    admin, escape

  13. preto disse:

    Muito bom,para esticar a correia dentada tem que ter alguma qual ferramenta,da para fazer a ferramenta com arame?

  14. Adriano Abreu disse:

    Amigo, pra ver a folga das pastilhas que estiverem com excesso de folga (frouxas) ficou facil com essa tua explicação, mas como medir e saber qual a pastilha certa a ser colocada nos casos em que as valvulas estao “enforcadas”? tem alguma dica?

  15. necosta disse:

    muinto bom a troca de pastilhas da valvula,me tira uma duvida tem outro esquema de medir e apertar ou folgar parafuso e porcas isso prosede ou nao, ou é so trocando a pastilhas valeu

  16. Moisés disse:

    Gostaria de saber se pode fazer essa regulagem removendo o comando de válvulas? Lógico que sei que dará mais trabalho, mas é porque não tenho essas ferramentas. Meu carro é um mille way econome 2011.
    Para fazer da forma que perguntei, será necessário remover a correia dentada também? Me passe algumas dicas aí. Grato…

    • garagem150 disse:

      Moisés, não sei como regular Fiat. Para ser sincero, minha esposa tem um Uno e confesso que levo para um amigo que é mecânico de verdade fazer manutenção. Tenho me dedicado a aprender sobre VW e Chevrolet.

  17. anderson disse:

    boa tarde a todos mandei fazer a retifica do meu cabeçote esta tudo certo as marcas de sincronismo todas alinhadas minha duvida e se as valvulas estiverem presas o carro nao pega na partida

  18. Antonio Ricardo. disse:

    Muito bom mesmo, precisamos de pessoas assim, dispostas a ensinar. Minha cidade com aproximadamente 20.000 habitantes não existe um mecânico que faz esta regulagem. tem que chamar outro da retifica em uma cidade próxima. E me parece que não é difícil (deve ser preguiça). Vou tentar encontrar estas ferramentas para regular meu santana quantum ano 92. Tenho um bom conhecimento de mecânica de carros antigos.

    • garagem150 disse:

      Antônio Ricardo,
      Obrigado pelos elogios. Antes verifique se o seu Santana tem o cabeçote com tuchos mecânicos, pois se não estou enganado, todos motores AP com injeção eletrônica tem cabeçote com tuchos hidráulicos que não possuem regulagem por calços. Não lembro se toda Quantum já tinha injeção em 1992.

      • Antonio Ricardo disse:

        Obrigado!!! Meu Santana é tucho mecânico com comando de válvulas 049h e carburado (carburador 3E brosol original). Quero aprender a regular válvulas dele por motivo já explicado antes e peço se puderem me ajudar serei muito grato. O cabeçote tucho mecânico foi totalmente retificado mas bate válvulas e o mecânico disse que é normal e não estraga o carro em nada, que posso rodar tranquilamente.

      • garagem150 disse:

        ….exatamente o mesmo que me falavam, mesmo o motor nunca tendo sido aberto, tenho ele desde 0km, começou a bater tinha 14.000km, e meu Voyagessauro ficou batendo válvulas depois de ficar desmontado 2 anos para pintar o carro . Mas o ruído me incomodava muito por isso que aprendi a regular.

  19. Antonio Ricardo disse:

    O procedimento de regulagem das válvulas do santana descrito é o mesmo ensinado para seu Voyagessauro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s